Está a ser preparada a aquisição de uma frota de bicicletas a disponibilizar aos munícipes
Pioneira em temas como a disponibilidade de postos de carregamentos para veículos elétricos, a cidade de Leiria está num processo de adaptação às exigências dos tempos atuais.
1. Que passos têm sido dados no campo da mobilidade sustentável?
O Município de Leiria tem vindo a alargar a rede de transportes urbanos, tendo nos últimos dois anos reestruturado e alargado a rede Mobilis, contando hoje com nove linhas, que servem o núcleo urbano e periférico da cidade de Leiria.
Têm vindo também a ser implementadas e desenvolvidas ações de melhoria dos transportes interurbanos, criando um estreitamento das relações de proximidade com os munícipes.
O projeto de Mobilidade Sustentável do Município de Leiria destaca a promoção dos modos suaves, estando a ser preparada a aquisição de uma frota de bicicletas a disponibilizar aos munícipes, reforçando o papel da bicicleta como alternativa modal, tendo a rede ciclável assumido um papel de destaque no Município.
2. Como se está a efetivar a transição energética?
Destaque para a criação de postos de carregamento para veículos elétricos e a promoção da mobilidade elétrica junto dos munícipes. Leiria dispõe já de vários postos de carregamento, tendo sido a primeira cidade do país a instalar um HUB com nove postos de carregamento com capacidade para 18 tomadas.
A frota municipal conta atualmente com aproximadamente 25% de veículos elétricos e prevê-se que esta incorporação venha a aumentar. Os utilizadores de viaturas elétricas em carregamento, nas zonas de estacionamento de duração limitada, estão isentos de pagamento de estacionamento.
Refira-se ainda que o plano municipal de eficiência energética consiste num conjunto de medidas de poupança energética implementadas nos espaços públicos e nos edifícios da autarquia, mas também através campanhas de sensibilização dirigidas à comunidade.
3. Como está a ser preparada a resposta local a fenómenos climatéricos extremos?
O Município de Leiria, ciente do importante papel liderante da autarquia para a ação climática, a qual prioriza, desenvolveu o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, dando assim início a um caminho de adaptação do seu território, com 54 ações de adaptação prioritárias, orientadas por diferentes linhas de intervenção – aumento da temperatura do ar; aumento de eventos extremos de precipitação/vento forte; subida do nível médio das águas do mar e aumento da frequência e severidade das secas –, das quais 21 ações se encontram em curso/concluídas. Adicionalmente, o município iniciou a elaboração do Plano Municipal do Ambiente e de Acão Climática: Leiria + Sustentável, com o propósito de acelerar o necessário processo de transição climática.
Dica verde
Informar-se para as questões e problemáticas ambientais é o primeiro passo para contribuir para a redução da sua pegada ecológica, contribuir para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.