Guimarães: um caso de sucesso
Em entrevista, o responsável da Mind, Rui Casteleiro, e o vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes da Silva, falam sobre o projeto aplicado no município que utiliza inteligência artificial.
Eng. Rui Casteleiro, o que destaca da solução implementada no município de Guimarães?
De facto, o módulo de ePaper para o atendimento online especializado em urbanismo é notável. Além da inteligência artificial que permite o reconhecimento automático das tipologias documentais, dispensando siglas e assegurando que os processos sejam submetidos à câmara de forma completa e bem instruída, agora também possibilita a correta validação dos documentos obrigatórios e condicionais. Isso inclui o pagamento de taxas através da geração de referências multibanco ou DUC pelo Portal de Pagamento da Administração Pública (PPAP). Tudo isso está integrado com o sistema financeiro da autarquia, garantindo o pagamento das taxas antes da submissão do processo ao município, o que permite que o prazo comece a contar de acordo com a nova legislação.
Quais benefícios, na sua opinião, a solução trouxe aos munícipes?
Sem dúvida, a redução do tempo de espera, um aspecto também destacado pelo vereador Paulo Lopes da Silva, é o mais visível.
Diante deste sucesso, como vê a evolução da solução?
A continuidade da evolução da solução obviamente dependerá das decisões do executivo. No entanto, seria razoável considerar que a digitalização completa da gestão urbanística seria um passo a seguir, incluindo obviamente a ajuda ao saneamento liminar com auxílio de Inteligência Artificial . Claro que tudo isto alicerçado no sucesso já alcançado, Dada a colaboração muito positiva que temos mantido com o município, certamente veríamos com bons olhos esse novo desafio!
– Rui Casteleiro, Administrador Mind.
Rui Casteleiro
Administrador Mind
O que levou inicialmente a Câmara Municipal a implementar o sistema ePaper e o Atendimento Online da Mind?
O Município de Guimarães modernizou a sua plataforma eletrónica de submissão de processos urbanísticos, procurando melhorar a eficiência e acessibilidade do serviço. A adoção do ePaper (Urbanismo Digital) e do Atendimento Online reflete o compromisso do Município de Guimarães para com a modernização administrativa e com a melhoria contínua dos serviços públicos oferecidos aos nossos cidadãos. Motivada pela necessidade de melhorar a eficiência, a transparência e a rapidez dos serviços urbanísticos, reduzindo o tempo de processamento dos pedidos e facilitando a gestão e a organização Guimarães lançou a plataforma Urbanismo Digital, que disponibilizou novos modelos de requerimento, organizados de acordo com o tipo de operação urbanística, e novas informações de apoio sobre os elementos instrutórios necessários para cada pedido.
Como parte de um esforço contínuo para desmaterializar, digitalizar e otimizar os serviços públicos municipais, procurando não apenas melhorar a interação com o cidadão, mas também modernizar a administração pública em linha com as tendências tecnológicas contemporâneas, estas ferramentas foram integradas por forma a simplificar os processos, facilitando a tramitação digital e a comunicação entre a autarquia e os cidadãos, mesmo em contextos de restrição ao acesso físico, como durante a pandemia.
Quais os benefícios/objetivos que já se atingiram com a adoção desta nova versão da plataforma de Atendimento Urbanístico Online (mais automatizada, integrada com o sistema financeiro e com arrumação automática de documentos através da IA) para o munícipe e para os serviços da autarquia? E os que se pretendem atingir?
Os principais benefícios já alcançados com a adoção do ePaper e Atendimento Online resultam, essencialmente, na melhoria da experiência do utilizador e no acesso universal aos serviços de urbanismo, a realização pagamentos online e o acompanhamento em tempo real do estado do pedido submetido.
Para o Município, a implementação de uma plataforma digital integrada com base em princípios de inteligência artificial, resultou numa melhor gestão e maior celeridade no processamento dos pedidos e na interoperabilidade com as outras plataformas da autarquia, permitindo um controlo mais eficiente sobre os processos. Futuramente, pretende-se a digitalização total da gestão urbanística.
Actualmente quantos pedidos por dia recebem? A introdução deste sistema melhorou o tempo de resposta da câmara? De que formas?
Desde a sua implementação, a 1 de janeiro de 2021, a plataforma de Urbanismo Digital em Guimarães regista um número significativo de pedidos submetidos online, ascendendo a mais de 35,5 mil requerimentos, diminuindo em 80% os tempos de espera e eliminando a obrigatoriedade de deslocação ao balcão, trazendo mais comodidade ao requerente e celeridade aos processos.
Como vê o futuro deste processo? As introduções de IA na classificação e no saneamento liminar que a Mind pretende oferecer no futuro parecem lhe relevantes?
Quanto ao futuro, pretende-se acompanhar de mais perto as necessidades dos munícipes e da procura urbanística, introduzindo mais funcionalidades de inteligência artificial para classificação e saneamento preliminar dos documentos melhorando a eficiência e a precisão na gestão dos pedidos urbanísticos, a introdução de um novo centro de mensagens na plataforma de submissão de processos e a disponibilização de novos alertas enviados via SMS, que permitem manter um fluxo de comunicação mais próximo e atualizado junto dos requerentes.
Como classificaria o trabalho e a parceria desenvolvida entre a Mind e o Município de Guimarães?
A parceria entre o Município de Guimarães e a Mind tem sido bastante positiva, com impactos benéficos na implementação e desenvolvimento do sistema ePaper que visam a operacionalização e a modernização dos serviços urbanísticos, demonstrando um compromisso contínuo na melhoria da digitalização dos serviços municipais.
– Paulo Lopes da Silva, Vereador Município Guimarães.