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O Município deve ter como uma das suas prioridades a modernização dos seus sistemas de gestão

1. Quais são as preocupações climáticas prioritárias para o seu município?

É premente a transição da economia linear para a circular, pelo que estamos a preparar, em articulação com outras entidades, a recolha seletiva de biorresíduos, até ao final de 2023. A eficiência hídrica é outra das nossas preocupações, pelo que iremos fomentar técnicas de retenção de água e de reutilização das águas residuais. É, ainda, intenção da autarquia desenvolver um Plano Verde para todo o território, com o objetivo de dotar o concelho de mais zonas verdes, com plantas autóctones, incluindo a reflorestação e requalificação da Mata da Conceição de Tavira, em articulação com o ICNF. Também a mobilidade não deve ser descurada, pelo que fazem parte dos nossos objetivos o aumento dos autocarros urbanos e a promoção da utilização da bicicleta, através do reforço das ciclovias, do aumento de lugares de estacionamento para velocípedes e de sinalética adequada.

2. Quais os aspetos sociais e económicos do seu município que requerem ou irão requer mais resiliência?

O preço das habitações que se pratica atualmente em todo o Algarve e a escassez no mercado de arrendamento traduzem-se num problema para os jovens que se querem fixar no concelho e constituir família. Dada esta necessidade, o Município assumiu um papel dinamizador, elaborando a Estratégia Local de Habitação com objetivo de, junto do IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana conseguir financiamento para a construção de habitação a custos controlados e/ou renda acessível, quer pelos seus próprios meios, quer através de terceiros. Também a saúde merece especial atenção, com a necessidade de reforçar e qualificar os cuidados de saúde primários, através da ampliação do atual Centro de Saúde e do aumento de valências.

3. Como se transita para um município verdadeiramente digital?

O Município, bem como as diversas entidades locais, deve ter como uma das suas prioridades a modernização dos seus sistemas de gestão, tornando-os mais inteligentes, mais ágeis e, consequentemente, mais ajustáveis à mudança de comportamento das pessoas, mas também a adaptação à necessária alteração nos processos, na legislação ou na própria conjuntura.
A aposta na melhoria do seu relacionamento com os cidadãos passa pela adoção de sistemas de informação consubstanciados em plataformas online, para uma resposta mais eficiente e célere. Por outro lado, deve ter um papel dinamizador junto dos empresários e das empresas locais, fomentando o investimento em tecnologia digital que melhore o seu desempenho.

Ana Paula Fernandes Martins (PS)

Presidente da Câmara Municipal de Tavira

Vereadores:

  • Eurico Manuel Domingos da Palma (PS)
  • Sónia Jorge Costa Pires (PS)
  • Narciso dos Reis Martins Barradas (PS)
  • Dinis Manuel da Palma Faísca (PPD/PSD)
  • Luís Filipe Rosado Vicente Beato (PPD/PSD)
  • Maria Inês Mendonça Faleiro (PPD/PSD)

Site: www.cm-tavira.pt
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