Transformar o Concelho com o desenvolvimento do tecido empresarial e a afirmação de uma comunidade com identidade
1. Quais são as preocupações climáticas prioritárias para o seu município?
A transição verde é uma prioridade. Promovemos a utilização de energias mais limpas e seguras, a gestão sustentável da floresta e a mobilidade sustentável, com vista à descarbonização. A estratégia do município converge no sentido de valorizar o capital natural e incentivar à mudança de comportamentos dos cidadãos, envolvendo-os nas decisões. Interagindo com os municípios vizinhos, criámos o Parque das Serras do Porto e a Associação de Municípios Corredor do Leça, que promovem a reabilitação ecológica e a valorização dos nossos rios e serras. Estamos envolvidos em diversos projetos e compromissos europeus e os nossos esforços foram já reconhecidos pela Comissão Europeia com o prestigiado European Green Leaf Award 2022.
2. Quais os aspetos sociais e económicos do seu município que requerem ou irão requer mais resiliência?
O desafio é criar mais emprego, de maior qualidade, com melhores salários e cada vez mais qualificados. Apoiamos o dinamismo empresarial e promovemos as infraestruturas e a localização estratégica do município. Incentivamos também uma maior aproximação do setor empresarial às escolas e ao mundo académico. Definimos uma Estratégia Local de Habitação e estamos a implementar 40 milhões de euros de investimento, no âmbito do Programa 1o Direito. Esta política de apoio à habitação irá constituir-se como um programa de apoio a famílias.
No combate à solidão e ao isolamento, destaca-se o programa ASA – Acreditamos em Seniores Ativos – que permite melhorar/preservar a saúde e a qualidade de vida da população sénior de Valongo, aumentar os níveis de autoestima e desenvolver o sentido de cidadania ativa. Estão também em marcha os programas Chave de Afetos e ECCOA – Em Casa Com Afetos.
3. Como se transita para um município verdadeiramente digital?
A transição digital é prioritária, sendo a Inclusão e Literacia Digital um vetor do desenvolvimento municipal. Apostamos na desmaterialização de todos processos e procedimentos, tendo atingido em 2017 um nível de maturidade com aproximadamente 100%.
O esforço no investimento público e na formação dos recursos humanos resultou em melhorias nos processos e no atendimento, e também na redução dos tempos de espera. Hoje em dia, somos uma referência no uso da tecnologia digital. Também priorizamos o investimento na segurança informática, garantindo aos nossos munícipes e serviços a proteção dos seus dados.
Apostamos ainda em projetos de literacia digital que juntem a tecnologia à sustentabilidade, inclusão, educação e humanização, designadamente o ASA 4.0, o “Apps 4 Good”, o “Transforma TI”, e o “Switch to Innovation Summit – o Palco da Inovação Social”.