A digitalização dos serviços ganhou ainda mais significado
1. Quais são as preocupações climáticas prioritárias para o seu município?
A atuação municipal prioriza a promoção da sustentabilidade ambiental, promovendo políticas ambientais fundadas em soluções que visam a poupança e a eficiência energética e adotando práticas adequadas que afirmem a sustentabilidade do Município. Em sintonia com o quadro de referência estratégico 2030, o Município da Amadora definiu como prioridades de investimento municipal a descarbonização e transição energética, adaptação climática e mitigação de riscos, sendo esses os maiores desafios de um território densamente urbano como o da Amadora.
2. Quais os aspetos sociais e económicos do seu município que requerem ou irão requer mais resiliência?
A par há uma classe média com dificuldades em aceder à habitação e jovens, da mais qualificada geração de sempre, que não conseguem a sua emancipação e que atrasam os seus projetos de vida, face a uma oferta insuficiente e dispendiosa. Por isso, a nova geração de políticas de habitação, a par com o 1.º Direito e o financiamento previsto no âmbito do PRR, dão corpo à nossa Estratégia Local de Habitação da Amadora. É ainda, neste quadro de oportunidade de financiamento às autarquias e às empresas, que se pretende aprofundar e consolidar as políticas setoriais nos domínios urbanístico e do ambiente urbano, da educação, da habitação, da formação e qualificação profissional para jovens e adultos e da criação de novas respostas sociais, aplicando, sempre que necessário, medidas de diferenciação positiva por forma a otimizar os resultados ao nível da coesão social e territorial da cidade.
3. Como se transita para um município verdadeiramente digital?
No seguimento da digitalização dos serviços, e em particular nesta fase da pandemia em que o digital ganhou ainda mais significado, estamos empenhados na criação de novos canais digitais e plataformas eletrónicas que permitam respostas mais céleres aos munícipes. Esta medida constitui uma forma eficiente e eficaz de tornar a administração pública mais acessível aos cidadãos, inserindo-se no processo de modernização administrativa dos serviços municipais e da desmaterialização processual.