O próprio PRR é um teste à resiliência dos municípios
1. Quais são as preocupações climáticas prioritárias para o seu município?
A aposta na mobilidade sustentável tem constituído uma prioridade, através da promoção do transporte público, onde o Passe Navegante e as Carreiras Voltas se têm revelado fortes incentivos. Estamos também a trabalhar no lançamento de um concurso público para a instalação de postos de carregamento de veículos elétricos em todo o concelho, bem como no projeto de expansão da rede de Metro no Concelho de Odivelas. Construímos igualmente seis novos parques e jardins e estamos a avançar com o futuro Parque da Cidade, juntamente com a revitalização do Pinhal da Paiã, conscientes de que os espaços verdes são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema. Por fim, mas não menos importante, temos apostado em ações de sensibilização ambiental, principalmente junto dos mais novos.
2. Quais os aspetos sociais e económicos do seu município que requerem ou irão requer mais resiliência?
Um dos aspetos que requer maior resiliência é a questão da Habitação, que exige dos municípios uma ampla concretização dos programas de apoio à habitação, à habitação acessível, ao alojamento estudantil e à criação de uma bolsa nacional de alojamento “urgente e temporária”. A este nível, o concelho de Odivelas aprovou, no ano passado, a Estratégia Local de Habitação, que prevê abranger um total de 4.000 pessoas, num investimento perto de 130 milhões de euros, nos próximos anos e, já em 2022, foi assinado o acordo de colaboração com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, no âmbito do programa 1.o Direito. Paralelamente, creio que o próprio PRR é um teste à resiliência dos municípios, no sentido em que a elaboração dos projetos e a sua execução, no período temporal que dispomos, é extremamente desafiante.
3. Como se transita para um município verdadeiramente digital?
Um município que aposta na transição digital deve fazê-lo de forma endógena e exógena. Em primeiro lugar, apostando na sua modernização administrativa de forma a melhorar o desempenho e o serviço que é prestado aos seus munícipes. Um bom exemplo é o Portal Municipal do Cidadão, que deve permitir que todos acedam de forma digital e desmaterializada aos principais serviços da autarquia. Este é um projeto que está contemplado nos nossos compromissos e em que estamos já a trabalhar. A um nível externo, creio que os municípios devem adotar uma postura ativa na promoção e facilitação da transformação digital, junto das diferentes organizações e empresas. É com esta consciência que estamos complementarmente a lançar a nossa Agência de Desenvolvimento Económico, que pretende ser um valioso parceiro do nosso tecido empresarial neste e em outros temas relevantes para a sua atividade.